O assunto sobre a Previdência Social sempre esta presente nas mídias, no entanto, é abordado como um aspecto negativo desde o déficit até as extensivas filas que os segurados são obrigados a enfrentar para serem atendidos.

Apesar de serem expostos aspectos negativos, podem-se abordar aspectos positivos em relação ao sistema previdenciário. A Previdência Social exerce um papel de suma importância para aqueles que possuem algum problema referente a doenças, acidentes, segurança do trabalho e dentre outros.

Ao contribuir para a Previdência, a mesma garante aos assegurados proteção em especial, visto que existem benefícios estabelecidos pela Lei 8.213/91, como por exemplo: auxílio-doença, auxílio acidente, salário maternidade, pensão e dentre outros.

Assim, surge a importância da contribuição para aqueles que não trabalhão no regime da CLT (“com carteira assinada”), estes já são filiados a Previdência Social. Contudo, aquele que trabalha como autônomo, carece se inscrever e realizar as contribuições mensalmente para que assim possam obter os benefícios, quando necessário.

Dessa maneira, é importante frisar que o contribuinte individual que realizar as contribuições terá direito a todos os benefícios que são oferecidos pelo INSS, bem como para o recebimento de alguns benefícios deverá ser respeitado o prazo de carência para que assim, possa usufruir do benefício desejado.

Compartilhar noticia