Essa profissão engloba todo trabalhador que, não sendo aeronauta, exerce função remunerada nos serviços terrestres de Empresa de Transportes Aéreos.

Assim, a profissão de aeroviário compreende os que trabalham nos serviços de manutenção: engenheiros, mecânicos de manutenção nas diversas especializações, controladores de voo, gerentes, balconistas recepcionistas, auxiliares, serviços gerais, entre outros. ,

Como já mencionamos em outros posts, a Aposentadoria Especial, exige como requisito a comprovação de exposição a agentes nocivos químicos, físicos ou biológicos, ou agentes prejudiciais à saúde e integridade física no ambiente de trabalho.

A Reforma da Previdência trouxe algumas modificações.

São necessários:

55 anos de idade e 15 anos de contribuição para as atividades de alto risco (casos de trabalho em minas subterrâneas);

58 anos de idade e 20 anos de contribuição para atividades de médio risco (casos de trabalho em contato com amianto ou trabalho em minas);

60 anos de idade e 25 anos de contribuição para atividades de baixo risco (demais casos de trabalho com agentes prejudiciais à saúde)

Além disso, existem algumas mudanças no cálculo do valor da aposentadoria. Mas fique atento! Quem já cumpriu os requisitos anteriores à Reforma até a data da Reforma, possui direito adquirido, podendo se aposentar com os benefícios anteriores.

Compartilhar noticia